sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Caridade é tema da 46ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2

Bispos e Arcebispos do Regional Nordeste II

Sob o tema "Na tríplice missão da Igreja: a Caridade", 21 arquidioceses e dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), estarão reunidas no Convento de Santo Antônio, no município de Lagoa Seca, na Paraíba, para sua 46ª Assembleia Pastoral Regional. O bispo emérito de Catanduva (SP), dom Antônio Celso Queirós, será o assessor do evento, que será realizado de 1 a 4 de setembro.
“A Assembleia Pastoral Regional é a instância mais representativa da vida do Regional Nordeste 2 que, a cada ano, se vê, se questiona e planeja suas atividades, diante dos apelos e desafios da sua missão”, explicou o presidente do Regional Nordeste 2 e bispo de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França.
O bispo falou ainda sobre as expectativas para o evento, que, segundo ele, se beneficia por acontecer sob as luzes das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), traçadas para o quadriênio 2011-2015; e sob os efeitos benéficos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu em Madri, Espanha, cuja próxima edição, em 2013, será no Rio de Janeiro. “Temos muito a esperar da 46ª Assembleia Pastoral Regional. Vamos nos preparar, com a oração e o coração, a fim de que os frutos esperados desta Assembleia possam ser colhidos por todos”, afirmou.
A Assembleia reúne bispos, coordenadores regionais e diocesanos de pastorais, superiores maiores de Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, representantes do presbitério de cada diocese e coordenadores Regionais das Novas Comunidades.

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2011 com o estudo do Livro do Êxodo


“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.
O Subsídio
O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jovens da Diocese de Cajazeiras, chegam da JMJ



Os Jovens da Diocese de Cajazeiras - PB, que participaram da Jornada Mundial da Juventude em Madrid, na Espanha, e em seguido visitaram os lugares santos chegaram neste dia 31 de Agosto, manifestando a alegria da Jornada.

Motive os Jovens, busque ajudá-los a encontrar e fazer experiência de Deus, na Igreja.

Morre o arcebispo de Campinas, dom Bruno Gamberini

Morreu na tarde deste domingo, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, o arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, 61, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Dom Bruno estava em tratamento desde junho no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, tendo sido transferido para São Paulo na madrugada da última sexta-feira, 26.

Dom Bruno Gamberini

Um boletim médico divulgado às 13:30h de hoje informava que o quadro clínico do arcebispo era “gravíssimo” e que, por causa do agravamento da função renal, foi necessário iniciar hemodiálise. Às 15h veio o comunicado de sua morte.

Segundo nota divulgada pela arquidiocese, o corpo do arcebispo será velado na Catedral Metropolitana de Campinas. A missa de exéquias será na terça-feira, 30, às 10h, seguida do sepultamento do corpo na cripta da catedral.

Ainda de acordo com a nota, todas as igrejas da arquidiocese deverão rezar missas nos próximos sete dias em memória ao arcebispo.

Biografia

Nascido na cidade de Matão (SP), em 16 de julho de 1950, dom Bruno foi ordenado padre em 1974. Em 1995 foi ordenado bispo para a diocese de Bragança Paulista (SP). Nove anos depois, em 2004, é nomeado arcebispo de Campinas.
No Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), dom Bruno foi bispo assessor da Pastoral da Criança (1996); bispo presidente do Sub-Regional Campinas (1999-2003); membro do Conselho Pastoral (1999-2003); membro do Conselho Econômico (2003); bispo referencial da Pastoral da Criança (1998-2009); bispo referencial dos Pueri Cantores (2005-2009); membro da Comissão da Basílica e Santuário Nacional de Aparecida (2007-2009).
Seu lema episcopal era “Bendito o nome do Senhor”.
Mais informações no site da arquidiocese: www.arquidiocesecampinas.com

Missão: Setor Frei Damião


Missionários antes das viditas

No dia 28 de Agosto do ano em curso, dia do catequista, um grupo de missionários da Catedral-Paróquia Nossa Senhora da Piedade, da Diocese de Cajazeiras, na cidade de Cajazeiras – PB visitaram as comunidades que integram o setor missionário Frei Damião, as quais são: Acampamento Boa Conquista, Assentamento Frei Damião, Gadelha e Angelim.
Foi um dia de visitas e encontro com as crianças, encerrando às 17h com a Celebração da Palavra do 22º Domingo do tempo Comum, no cruzeiro do Assentamento Frei Damião, onde será erigida a Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira do Setor Missionário.
Encontro com as crianças
Celebração da Palavra

O grupo dos Missionários foi: Vânia e sua filha Gisele, Jorge, Laíse, Anicete, Ir. Bom Conselho e o Seminarista Emanuel Anchieta.   
Missionários rezando no salão paroquial da Catedral

Este dia missionário teve como meta convidar estas comunidades para a Festa de Nossa Senhora da Piedade, que acontecerá de 05 a 15 de setembro deste ano.



Café comunitário no Assentamento Frei Damião


Venha participar conosco da Festa da Piedade, padroeira principal da Diocese de Cajazeiras – PB, rumo ao centenário (2014-2015).