quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cardeal Arcebispo de Aparecida preside celebração da festa da Padroeira


DOM_DAMASCENO2


A celebração da missa solene da Festa da Padroeira, hoje, dia 12, as 10 horas, será presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis. Neste 12 de outubro, as comunidades católicas de todo o país celebram a memória da Virgem Maria, Mãe de Jesus. Em Aparecida, no interior de São Paulo, milhares de pessoas participam da festa da Padroeira. Confira os horarios das missas e as transmissões pelos canais de rádio e de TV. Esta festa lembra um fato extraordinário: em 1717, os três pescadores após lançarem a rede várias vezes lançarem a rede várias vezes, sem nenhum resultado, ao chegarem com sua canoas ao Porto de Itaguassu, um dos pescadores, João Alves, lançou novamente a rede e tirou das águas o corpo de uma imagem, sem cabeça. Lançando a rede mais abaixo, outra vez, retirou a cabeça da mesma imagem. A partir deste momento, as gerações de devotos pontilham a História da Mãe Aparecida, através de sua intercessão e da confiança nela depositada.
Confira a programação de hoje, em Aparecida, e as transmissões:

- Missa das 8h será transmitida pela TV Aparecida, Rede Vida e TV Cultura.
Já Missa Solene das 10h terá a transmissão da REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO, Rede Católica de Rádio (RCR) e da TV Canção Nova.

06h: Alvorada

07h: Missa

09h: Missa

10h30: Missa

11h45: Consagração

12h: Homenagem a Nossa Senhora

12h: Missa

14h: Momento Mariano

15h: Novena da Tarde – AO VIVO pela Rádio e TV Aparecida.

16h30: Missa

18h: Momento Mariano

18h30: Acolhida às Romarias

19h: Novena Solene - AO VIVO pela Rádio e TV Aparecida.


A Missa das 8h será transmitida pela TV Aparecida, Rede Vida e TV Cultura.

Já Missa Solene das 10h terá a transmissão da REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO, Rede Católica de Rádio (RCR) e da TV Canção Nova.

Fonte: www.cnbb.org.br

Papa Bento XVI preside missa pelo Bicentenário da independência dos países latino-americanos

Bento_XVI
A Pontifícia Comissão para a América Latina da Congregação para os Bispos do Vaticano anunciou a celebração eucarística em 12 de dezembro, presidida pelo Papa Bento XVI, as 17.30h, na Basílica de São Pedro por intenção da comemoração do bicentenário da independência dos países lationo-americanos. Todas as celebrações com esta motivação se realizam entre 2010 e 2014, com exceção do Peru e do Brasil que comemoram o bicentenário de sua independência nos anos de 2020-2022.
O processo de emancipação dos países latino-americanos em “terra firme”, segundo a nota à imprensa da CAL, se desenrola de 1808 a 1824, ainda que se tenha de incluir a independência do Haiti, em 1804, e a de Cuba, em 1898, as mais recentes do Caribe.
“A Santa Sé deseja unir-se a estas celebrações com uma iniciativa de especial relevância”, prossegue a nota da CAL, “O Santo Padre Bento XVI acolheu, com vivo beneplácito, a proposta feita pela Pontifícia Comissão para a América Latina para presidir uma solene celebração eucarística na Basílica de São Pedro pelos Bicentenário dos países latino-americanos”. A data coincide com as festividades de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, “pedagoga da inculturação da fé, mãe e protetora de seus povos, cuja imagem esteve muito presente nos exércitos partióticos”.

A missa será celebrada as 17.30 hs, horário de Roma. Para esta celebração foram convidados de forma especial toda a Cúria Romana, o corpo diplomático, os sacerdotes latino-americanos que estudam em Roma, os religiosos e religiosos residentes em Roma das distintas Ordens e Congregações, as comunidades argentinas, brasileiras, mexicanas e de todos os demais países latino-americanos que por motivos familiares, de trabalho ou outros habitam em Roma. Espera-se, também, a presença de significativas personalidades públicas da América Latina. A celebração está aberta a todos os romanos e peregrinos interessados em unir-se a esta celebração.

A nota da Cal ainda lembra: “esta iniciativa representa um gesto de de particular atenção, afeto e solidariedade da parte do Santo Padre diante do povo e das nações do ´Continente da esperança´- como foi denominado pelos pontífices, desde Sua Santidade Paulo VI até Bento XVI – e é, sem dúvida, expressão da solicitude pastoral com a qual o Santo padre bento XVI abraça os povos nos quais foram plantados o Evangelho de Jesus Cristo, amadurecidos seus preciosos frutos, e onde estão presentes 40% dos batizados na Igreja Católica do mundo inteiro, unidos em filial devoção à Santíssima Virgem Maria e em fiel comunhão de suas igrejas locais com a Sé de Pedro”.

“ Por último, esta iniciativa é um sinal da contribuição original que a Igreja Católica oferece para comemorar, à luz da verdade história, este ´bicentenário, a fim de iluminar a atual situação da América Latina e alimentar a esperança de um futuro de paz e justiça”, finaliza a nota da CAL.
Pontificia Comisião para America Latina (CAL)
Tel. (39) 06 698 83131
Fax. (39) 06 698 84260
Emai1: pcal@latinamer.va Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço postal: 00120 Cidade do Vaticano

Escolhido o administrador diocesano de Patos

administradorpatos_270x260
O Colégio de Consultores da diocese de Patos (PB) esteve reunido na segunda-feira (10), para eleição do novo administrador diocesano. A escolha foi feita em virtude da transferência de dom Manoel dos Reis de Farias para diocese de Petrolina (PE), onde foi empossado no último sábado (8).
O escolhido foi o padre José Ronaldo Marques da Costa, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Guia, desde julho de 2010.
Sobre a escolha, padre José Ronaldo a responsabilidade em assumir a nova função. “A gente recebe como uma responsabilidade. Tenho consciência que sou padre por vocação, não almejamos títulos, glórias, status. Recebo como uma missão, como um serviço”, concluiu o novo administrador da diocese.
O padre é natural de Malta (PB), nascido em 10 de agosto de 1965. Foi ordenado padre em novembro de 1994, em seguida recebeu provisão canônica para assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Taperoá (PB) (1994 - 2002), assumiu ainda simultaneamente a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento (1998-2002), em Livramento (PB), depois foi transferido para a Paróquia de São Sebastião em Patos (PB) (2002-2010). Padre José Ronaldo, atualmente é o pároco da Catedral de Nossa Senhora Daguia, vigário forâneo, da Forania das Espinharas, e representante do clero como integrante da Pastoral Presbiteral.